Minha escolarização, a básica, foi cursada parte em escola
pública, parte em escola privada. Percebo diferenças claras nesses contextos: metodológicas,
financeiras (óbvio), e até mesmo a experiência com os colegas e com os amigos
que fiz. Como a disciplina, justamente por ser oferecida por um curso de uma instituição
federal, foca seu ensino na escolarização pública, contarei com mais veemência meus
anos em escolas do governo.
Começo pelo uniforme. Escolas municipais faziam uniformes
mais arrojados e descolados, mesmo que para caracterizar uma padronização de
vestimenta, ele calcula status diferenciados em contraste com as escolas
estaduais. Pelo menos é o que pude perceber na minha cidade.
O controle do governo no ensino e a sua “mão direta” na
escola era confirmada a cada quatro anos em tempos de eleições. Sei que muitos
alunos tinham na merenda da escola uma das refeições mais fartas do dia, mas no
verão sem vento que tem nas cidades do norte o estado, fica meio difícil comer
sopa de feijão as 3 da tarde. Por isso, os calorosos candidatos que tentavam a reeleição,
nos serviam com iogurte e pudim numa periodicidade, infelizmente pequena, mas
em abundância quando chegavam.
Fato curioso, procurando uma foto da minha antiga escola
acabei encontrando um site dela com uns trabalhos de alguns alunos. O meu
estava lá, um dos trabalhos que fiz que mais me marcou. A proximidade com a
realidade foi presente nessa prática, onde os melhores trabalhos, ou o grupo
que fizesse um trabalho mais “bonito” poderia fazer o desenho do jardim que fica
em frente a escola. Era um poema do Millôr Fernandes com o título “Matemática”
que tivemos que ilustrar, foi divertidíssimo fazê-lo, ainda mais depois quando
fomos escolhidos para ajudar na construção e no desenho do jardim. Junto como
aprendizado em sala de aula, o conhecimento sobre a geometria serviu para pensarmos
na melhor exposição das diferentes flores no jardim. Usamos desenhos
geométricos, medimos, e se não estou enganada, também ajudamos a plantar as
flores.
Ficou bonito.
Esse mecanismo de socialização foi interessante na medida em
que nos tirou da sala de aula, mas não da aprendizagem.
A foto da escola é essa, e o jardim é esse da frente, mas
sem a nossa belíssima obra de arte.
Esse o link pra quem quiser ver o trabalho: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/~machadodeassis/projeto_poesia_matematica/poema_matematico_treici.htm
Por hoje é só, até a próxima!

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