quarta-feira, 16 de maio de 2012

Documentos Curriculares

O PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) é uma documento curricular que tem como pretexto auxiliar o professor na sua docência. Os parâmetros de sociologia, mais especificamente, se voltam a explicitar quais os principais conceitos os alunos devem ter conhecimento. Quais as diferentes formas de interpretação da sociedade? Quais mudanças do contexto mundial influenciaram nas marcas históricas de nosso tempo? Para isto, o autor utiliza de uma abordagem marxista, comentando as mudanças das condições sociais, econômicas e políticas dos séculos XVIII e XIX.


Mesmo que o nome da disciplina no Ensino Médio seja "Sociologia" a abordagem deve acontecer nas três grandes áreas das Ciências Sociais: Antropologia, Sociologia, Ciência Política. Neste sentido, o professor deve se apropriar dos principais "conceitos de mundo" de cada área em particular e transmitir de forma dinâmica aos alunos.

Incitar a discussão em seus alunos, é grande passo que o professor da em direção ao seu objetivo final. Que seria uma visão mais distanciada do senso comum, isto não significa formar alunos marxistas, mas colocar um ponto de interrogação em suas mentes na hora em que olham alguma notícia, participam de alguma discussão, ou qualquer outro tipo de interação social. 

Acredito que será gratificante se meus futuros alunos se sintam agentes atuantes da sociedade depois de minhas aulas. Que entendam que "as coisas não são assim porque sempre foram assim", mas que a interação indivíduo sociedade é o ponto chave para o fim a se buscar.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Integração curricular


Para a integração curricular, os temas integradores são uma importante forma de interdisciplinaridade, de integração entre as várias disciplinas. Acredito que isso auxilie o aluno na hora de pensar sobre o que ele aprende. Quando um professor ensina a matéria e ela está longe do alcance do aluno, isto é, ele não consegue integrá-lo a sua realidade, a integração curricular pode possibilitar esse tipo de aprendizagem mais próximo da realidade do estudante.

Temas como saúde, tempo e espaço, podem ser abordados nas diferentes áreas do ensino médio. Mesmo com abordagens diferentes os alunos acabam absorvendo melhor a matéria, pois ela é estudada de diversos ângulos. Até mesmo temas como classes sociais, podem ser tratados na história, na sociologia, e em língua portuguesa. Cada matéria que for tratar esse assunto vai fazer o aluno lembrar que viu o tema em outra disciplina, assim, sem perceber, vai reforçar o aprendizado.

Outro ponto que é importante de se tratar é a própria integração entre os professores. Com atividades conjuntas os professores de diferentes disciplinas conversam para discutir seus currículos, além de haver uma maior visibilidade entre o que um e outro professor ensina para seus alunos, pode-se criar uma cumplicidade entre eles.

A relevância da integração curricular está justamente na conversa que é gerada desta prática, do currículo oculto que pode surgir. Os alunos também gostam de sentir que um mesmo tema é tratado por vários professores.

Com isso, digo que a integração curricular á importante sim e, além de tudo, muito interessante e pertinente para uma aprendizagem do mundo real, mais distante o ideal.