Para a integração curricular, os
temas integradores são uma importante forma de interdisciplinaridade, de
integração entre as várias disciplinas. Acredito que isso auxilie o aluno na
hora de pensar sobre o que ele aprende. Quando um professor ensina a matéria e
ela está longe do alcance do aluno, isto é, ele não consegue integrá-lo a sua
realidade, a integração curricular pode possibilitar esse tipo de aprendizagem
mais próximo da realidade do estudante.
Temas como saúde, tempo e espaço,
podem ser abordados nas diferentes áreas do ensino médio. Mesmo com abordagens
diferentes os alunos acabam absorvendo melhor a matéria, pois ela é estudada de
diversos ângulos. Até mesmo temas como classes sociais, podem ser tratados na
história, na sociologia, e em língua portuguesa. Cada matéria que for tratar
esse assunto vai fazer o aluno lembrar que viu o tema em outra disciplina, assim,
sem perceber, vai reforçar o aprendizado.
Outro ponto que é importante de
se tratar é a própria integração entre os professores. Com atividades conjuntas
os professores de diferentes disciplinas conversam para discutir seus currículos,
além de haver uma maior visibilidade entre o que um e outro professor ensina
para seus alunos, pode-se criar uma cumplicidade entre eles.
A relevância da integração curricular está justamente na conversa que é gerada desta prática, do currículo oculto que pode surgir. Os alunos também gostam de sentir que um mesmo tema é tratado por vários professores.
Com isso, digo que a integração curricular á importante sim e, além de tudo, muito interessante e pertinente para uma aprendizagem do mundo real, mais distante o ideal.

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