terça-feira, 1 de maio de 2012

Integração curricular


Para a integração curricular, os temas integradores são uma importante forma de interdisciplinaridade, de integração entre as várias disciplinas. Acredito que isso auxilie o aluno na hora de pensar sobre o que ele aprende. Quando um professor ensina a matéria e ela está longe do alcance do aluno, isto é, ele não consegue integrá-lo a sua realidade, a integração curricular pode possibilitar esse tipo de aprendizagem mais próximo da realidade do estudante.

Temas como saúde, tempo e espaço, podem ser abordados nas diferentes áreas do ensino médio. Mesmo com abordagens diferentes os alunos acabam absorvendo melhor a matéria, pois ela é estudada de diversos ângulos. Até mesmo temas como classes sociais, podem ser tratados na história, na sociologia, e em língua portuguesa. Cada matéria que for tratar esse assunto vai fazer o aluno lembrar que viu o tema em outra disciplina, assim, sem perceber, vai reforçar o aprendizado.

Outro ponto que é importante de se tratar é a própria integração entre os professores. Com atividades conjuntas os professores de diferentes disciplinas conversam para discutir seus currículos, além de haver uma maior visibilidade entre o que um e outro professor ensina para seus alunos, pode-se criar uma cumplicidade entre eles.

A relevância da integração curricular está justamente na conversa que é gerada desta prática, do currículo oculto que pode surgir. Os alunos também gostam de sentir que um mesmo tema é tratado por vários professores.

Com isso, digo que a integração curricular á importante sim e, além de tudo, muito interessante e pertinente para uma aprendizagem do mundo real, mais distante o ideal.

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