O PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) é uma documento curricular que tem como pretexto auxiliar o professor na sua docência. Os parâmetros de sociologia, mais especificamente, se voltam a explicitar quais os principais conceitos os alunos devem ter conhecimento. Quais as diferentes formas de interpretação da sociedade? Quais mudanças do contexto mundial influenciaram nas marcas históricas de nosso tempo? Para isto, o autor utiliza de uma abordagem marxista, comentando as mudanças das condições sociais, econômicas e políticas dos séculos XVIII e XIX.
Mesmo que o nome da disciplina no Ensino Médio seja "Sociologia" a abordagem deve acontecer nas três grandes áreas das Ciências Sociais: Antropologia, Sociologia, Ciência Política. Neste sentido, o professor deve se apropriar dos principais "conceitos de mundo" de cada área em particular e transmitir de forma dinâmica aos alunos.
Incitar a discussão em seus alunos, é grande passo que o professor da em direção ao seu objetivo final. Que seria uma visão mais distanciada do senso comum, isto não significa formar alunos marxistas, mas colocar um ponto de interrogação em suas mentes na hora em que olham alguma notícia, participam de alguma discussão, ou qualquer outro tipo de interação social.
Acredito que será gratificante se meus futuros alunos se sintam agentes atuantes da sociedade depois de minhas aulas. Que entendam que "as coisas não são assim porque sempre foram assim", mas que a interação indivíduo sociedade é o ponto chave para o fim a se buscar.

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