O livro didático sempre foi um
assunto obscuro para mim, ainda mais no estudo e ensino da sociologia. No meu
ensino médio não tivemos livro para a matéria de sociologia, o que tivemos
foram cópias que a professora nos entregava.
Agora reflito sobre a importância
do livro didático como uma grande ferramenta que auxilia o professor – ainda
mais para uma educadora que não tem experiência como eu – na tarefa de ensinar. Ele certamente
traça uma linha de ensino que deixa o professor mais seguro de onde partir e em
que lugar chegar.
Saímos da academia com muito
conhecimento científico acumulado. Esse é meu grande receio em relação a
sociologia no ensino médio. Que tipo de assunto é relevante para eles
aprenderem, como ensinar. A fase da adolescência é “conturbada”, uma fase de
descobertas e também de decepções. A sociologia, como forma de pensamento
crítico, pode contribuir como para o crescimento desse aluno?
O livro didático, acredito eu,
deve chamar o aluno a pensar a sociedade de outro ângulo. Não só isso, mas, perceber
que existem várias formas de pensar a sociedade. Atrativos didáticos como
filmes e até mesmo outros livros são sempre bem-vindos. A medida em que trazem
discussões e ilustram o que se aprende no LD, torna a aula mais interessante
para o aluno.
Por curiosidade fui procurar um livro didático de sociologia para o ensino médio, e confesse, me surpreendi. Não tive a oportunidade de lê-lo inteiro, mas em geral achei bem interessante. Traz discussões contemporâneas que tiram a sociologia da abordagem teórica e muito histórica. As dicas de filmes e livros, no final das unidades, também me interessaram pois tem características que trazem o aluno para a disciplina.
Me sinto animada com a tarefa de ensinar depois deste primeiro contato com o livro didático, vejo que ele é um grande suporte e aliado para o professor.


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