domingo, 22 de abril de 2012

Livro Didático


O livro didático sempre foi um assunto obscuro para mim, ainda mais no estudo e ensino da sociologia. No meu ensino médio não tivemos livro para a matéria de sociologia, o que tivemos foram cópias que a professora nos entregava.



Agora reflito sobre a importância do livro didático como uma grande ferramenta que auxilia o professor – ainda mais para uma educadora que não tem experiência como eu – na tarefa de ensinar. Ele certamente traça uma linha de ensino que deixa o professor mais seguro de onde partir e em que lugar chegar.

Saímos da academia com muito conhecimento científico acumulado. Esse é meu grande receio em relação a sociologia no ensino médio. Que tipo de assunto é relevante para eles aprenderem, como ensinar. A fase da adolescência é “conturbada”, uma fase de descobertas e também de decepções. A sociologia, como forma de pensamento crítico, pode contribuir como para o crescimento desse aluno?

O livro didático, acredito eu, deve chamar o aluno a pensar a sociedade de outro ângulo. Não só isso, mas, perceber que existem várias formas de pensar a sociedade. Atrativos didáticos como filmes e até mesmo outros livros são sempre bem-vindos. A medida em que trazem discussões e ilustram o que se aprende no LD, torna a aula mais interessante para o aluno.

Por curiosidade fui procurar um livro didático de sociologia para o ensino médio, e confesse, me surpreendi. Não tive a oportunidade de lê-lo inteiro, mas em geral achei bem interessante. Traz discussões contemporâneas que tiram a sociologia da abordagem teórica e muito histórica. As dicas de filmes e livros, no final das unidades, também me interessaram pois tem características que trazem o aluno para a disciplina.


Me sinto animada com a tarefa de ensinar depois deste primeiro contato com o livro didático, vejo que ele é um grande suporte e aliado para o professor. 

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