sábado, 14 de abril de 2012

Conhecimento escolar.

Uma das principais características do conhecimento escolar é a “didatização”. Para um conteúdo ser transmitido de áreas acadêmicas específicas para a sala de aula, é preciso que ocorra uma adequação para que o aluno possa compreender segundo seus conhecimentos prévios. De tal forma que isso não prejudique o conhecimento em si, isto é, que ocorra uma simplificação que o torna fora da realidade. Que é o que acontece na maioria das vezes. Em matérias curriculares como a biologia, por exemplo, deve haver uma  "descontextualização acadêmica” do conhecimento, e uma adequação ao conhecimento escolar, para que vários conteúdos sejam transmitidos numa determinada carga horária, o complexo entorno que carrega o conhecimento, quando desconsiderado, faz com que o conteúdo pareça existir em outra dimensão, mas não no mundo em que o aluno está.

Além disso, o conhecimento escolar deve ser adequado para avaliações. Isso já está tão impregnado no pensamento do aluno, que ele mesmo questiona o professor se a matéria que está sendo passada vai cair na prova, a resposta sendo negativa o aluno nem se preocupa em prestar atenção na explicação. Não um costume nos estudantes do valor do aprender em si. Até por ser muito abstrato grande arte do conhecimento que recebem nas escolas.

Agora, convido vocês a pensarem sobre a imagem da Mafalda e seus amigos. As características de cada um são bem diversas. Isso me levou a refletir além da ideologia do currículo oculto, como também sobre a História. Esta de letra maiúscula porque durante um bom tempo foi única. Uma visão apenas. Para isto o vídeo de Chimamanda Adichie sobre o perigo de uma única história.


Os pontos de vista de um determinado acontecimento, podem ser contraditórios em vários aspectos. E no assunto História é preciso que a "cultura dominante" não seja a única a ser transmitidas, mas também as várias histórias que exitem pelo mundo e que podem ser contadas também pelos próprios alunos em sala de aula.

Ao entrar numa sala e perceber a diversidade de alunos, não tratar como exatamente iguais: alunos. Mas vê-los cada um em sua particularidade, em que contexto está inserido, quais as dificuldades que encontra em sua família, e até mesmo as dificuldades. Entender o aluno não como “farinha do mesmo saco”, mas como indivíduos que estão ali por algum motivo, e sendo ele qual for devem ser tratados conforme for preciso.

Um comentário:

  1. snow peak titanium flask for sale
    Buy snowpeak titanium used ford edge titanium Flask, used by titanium band ring icebreakers. This craft black titanium rings will be available in stores starting tube supplier at $13.99 and running through May 10. 2019 ford fusion hybrid titanium

    ResponderExcluir